terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Alunas de 1973

Estas fotografias que a São Santos nos enviou ficarão sem legendas, salvo se algumas destas meninas nos derem uma ajuda. Suponho que serão datadas de 1973 e a turma é do Comércio. Mas quem serão? Vá lá São dá lá uma ajuda.
Comentário: Vou ver se me consigo lembrar. Para começar, na foto 1 em cima a 3ª a contar da esquerda: Rosário Gomes, a Graça, Gracinda, Amélia. Depois em baixo à esquerda: Isabel, Lurdes, eu ... e o resto não me lembro dos nomes. Na 2ª foto, na 1ª fila, meio escondida: Fernanda, depois a Lurdes, Mariazinha? do Nadadouro, a Rosário Gomes, uma miúda do Bombarral, filha de um polícia graduado, na fila a seguir: a minha irmã Bela, s São do Bombarral, a Luisa do Painho. Em baixo, a seguir à minha irmã: a Elisete Isaac, a Maria José do Bombarral, a última em baixo à esquerda: a Gracinda... e já não me lembro dos nomes das outras meninas. Entretanto, vou falar com a Elisete, a Milinha, a minha irmã e algumas outras "meninas" daquela altura e logo encontraremos o resto... Abraços, São Santos..........23-02-2011
Não tem nada a ver com a notícia em causa, mas os colegas vão desculpar-me concerteza. Só hoje soube pela Gazeta das Caldas da morte de um ilustre antigo aluno da nossa Escola... O Senhor Professor João Evangelista, natural da Freguesia de A dos Negros do Concelho de Óbidos e que residia ultimamente, após a morte da senhora sua esposa... no Lar do Montepio nas Caldas... O senhor Professor João Evangelista, foi um dos mais importantes defensores da Ecologia em Portugal e Mestre de muitos dos actuais militantes ecológicos. Na nossa Região para além de ter sido o responsável da UAL nas Caldas, foi também um grande defensor da Lagoa de Óbidos e esteve nos últimos anos ligado a todos os esforços efectuados na defesa do Ambiente na nossa Região... A Associação de Defesa do património do Concelho de Óbidos nas suas actividades "Descobrir Óbidos", contou algumas vezes com a sua disponibilidade e saber... Deixa saudade o Professor e Amigo... Que Deus o tenha recebido...Naquele Lugar, onde a poluição não faz estragos... Obrigado Senhor Professor...não só pelo que aprendi consigo, mas também com o privilégio que tive, de poder ser seu amigo... Maximino .............25-02-2011 Exemplar e sentida homenagem que o Maximino dirige neste local ao "ilustre e antigo aluno da nossa Escola..." Tem a delicadeza de o tratar por "Senhor Professor João Evangelista" e mais adiante refere a "senhora sua esposa..." Depois... chama-lhe "Professor e amigo..." E, quase a a terminar, "Obrigado Senhor Professor..." Acredita Maximino que estas tuas palavras me deixaram profundamente sensibilizado. Perante tão alto sentido de educação e civismo aqui demonstrado, acredita que também eu gostava de ter o privilégio de ser teu amigo. Um abraço. Fernando Santos........27-02-2011 Obrigado amigo Fernando Santos... Sabe, eu era muito amigo do Senhor Professor João Evangelista e sei que ele me tratava também, com muita consideração e amizade... Era daquelas pessoas, por quem não podíamos deixar de ter um profundo respeito, muito embora ele nos desse uma liberdade na relação estabelecida, que nos permitia sentirmo-nos perfeitamente à vontade... Aliás não era só ele, a senhora sua esposa era também ela duma afabilidade no trato, que nos deixava também, perfeitamente à vontade... E quanto a nós meu amigo, um dia destes haveremos de nos encontrar para conversarmos e podermos aprofundar uma amizade... Um abraço e muito obrigado pelas palavras simpáticas que me dedicou.. Maximino ..........27-02-2011 Olá,eu sou a Maria Helena Martins de São Mamede e estou na 2ª foto,que foi tirada no dia dos anos da Rosário,é uma turma do Geral do Comércio,mas do ano de 1971. Vou dar-vos o nome de todas as meninas,a começar de cima e da esquerda para a direita: -Fernanda,Luzia,Fátima -Mena,Lurdes Silva,Mariazinha, Rosário,Graça,Maria Augusta,Isabel Bajouco -Bélinha,São Rosa,Luisa Ferreira -Elizete,Helena Lourenço -Gracinda,Maria José,eu e a Lurdes Dinis. A filha do polícia graduado(como diz a São) é a Isabel Bajouco,o pai era sargento da G.N.R. no Bombarral,eu ando à anos a tentar saber dela,pois éramos muito amigas mas perdemos o contacto,se alguém souber dela,agradeço diga. Maria Helena Martins..........07-03-2011 Pois é, Maria Helena, a vida acaba por afastar as pessoas… Depois dos anos maravilhosos da adolescência nas Caldas, voltei a Lisboa quando o meu pai acabou a comissão de serviço no Bombarral. Por cá me mantenho até hoje e também gostava de saber de ti, de quem me lembro muitas vezes. Se quiseres contactar-me o meu e-mail é: formim@hotmail.com Fiquei espantada com a tua memória fantástica. Eu lembro-me de todas as caras, de alguns nomes e de pormenores (por ex. que a Luisa tinha um prodigioso jeito para desenhar e que metade das folhas dos cadernos eram preenchidos com os desenhos que ela ia fazendo nas aulas), mas saber os nomes e apelidos de todas é fenómeno… Um abraço para ti e para todas as que virem estas fotos e se lembrarem de estes tempos. Até sempre Isabel Bajouco........28-03-2011

Sem comentários: