domingo, 5 de fevereiro de 2012

As festas dos quinze anos

Do álbum da Lurdes Leça (P.S.-Ventura, eu sei que por vezes é difícil controlar os botões do teclado, mas de Lurdes Leça e Lurdes Pessa eu prefiro Lurdes Peça, pode ser? Beijinhos) vem esta fotografia acompanhada da seguinte legenda.

Mais uma foto que encontrei no meu baú de recordações e que recorda a festa dos meus 15 anos com colegas da escola, no ano de 1966.
As personagens retratadas são: Jaime Ferreira  (só cabeça em grande plano), eu de vestido branco, inclinada para a grafonola à espera de música, Fernando Frazão (costas de casaco claro), de fita no cabelo, a Áurea, a Alzira Carinhas, a Fátima Valente, a Ana Maria Cândido, a Celeste, atrás dela, o Fernando Nazareth Barbosa, o Filipe Silva, o Louro e a Mizá.
Já não se fazem festas de anos como antigamente, Belos tempos!
 

Comentários:

Que bom poder voltar a poder recordar anos passados.
Obrigado Lurdes

 
Louro...............05-02-2012

Ora deixa-me cá pensar um pouco, que isto já não é como era dantes. Já preciso de fazer um compasso de espera, aquecer os motores e agora sim, estou pronto para pensar.
Em 1966, já este menino andava a trabalhar, a fazer pela vida, enquanto estudava à noite. Por esta altura já andava no 1º ano da Secção Preparatória nocturna, de modo que não podia confraternizar com os meus antigos companheiros.
Dos presentes na foto conheço quase todos, menos o elemento que aparentemente está a tentar colocar algum disco ou a dar corda no instrumento (a grafonola), bem como a menina que que está a observar toda esta acção com muita atenção.
Eram de facto belos tempos, recordo outros idênticos que pela minha parte somente ao Sábado ou Domingo, podia participar. Alguns destes bailaricos eram feitos, ora na garagem da Fátima Valente, ora na antiga sapataria, ali na travessa da Cova da Onça, onde a Alzira e outras colegas levavam um bolo para o lanche e os rapazes as bebidas.
Era assim que a rapaziada se divertia no meu tempo e que eu me recorde ninguém se deu mal por isso, antes pelo contrário, outros valores se levantavam, chamava-se educação e respeito.
Abraço


Victor Pessa.................05-02-2012

Olá Louro! Tenho perguntado por ti ao meu irmão. Tudo bem contigo? Ainda tens as sardas na cara ou estão disfarçadas por alguma barba? Beijinhos para ti.

Lurdes Peça.............06-02-2012

Olá Lurdes: Que boa recordação dos teus 15 anos. Pelo o que veijo estavas bem acompanhada de amigos,entre eles dois primos meus Fanoca e Mizá, e se não estou enganado esta foto foi tirada no patio (varanda)da tua casa no Borlão, e devias de estar com medo que as coisas aquecesem, uma vez que enquanto a grafonola tocava tinhas o balde pendurado na torneira, seria só uma percaução?
Um beijinho para ti Lurdes e abraços para todos.

Antonio Abilio................06-02-2012


É verdade Lurdes, já não se fazem festas como antigamente. A foto foi tirada no terraço da casa onde vivias. Que saudades desses convívios! E que simpáticos os teus pais que recebiam tão bem os teus amigos!Também nunca mais vi o Louro,por vezes encontrava a irmã mas nunca consegui convencê-la a vir aos nossos encontros de Maio. Beijinhos a todos.

Mizá................06-02-2012

Querida Lurdes, não tomes como falta de consideração por ti e pela festa dos teus 15 anos o facto de eu não me lembrar desta "cerimónia" que para ti, com toda a certeza, teve uma grande importância.
Estou com a memória muito fraca, acredita!
Como não me recordo da sapataria de que fala o teu irmão e onde se realizavam os nossos "bailaricos" tão divertidos; da garagem, generosamente cedida pela minha avó, bastante avançada para a época, lembro-me perfeitamente.
Mas, resolvi intervir apenas para enfatizar as palavras da Mizá, no que diz respeito à apreciação que ela faz sobre os vossos pais - sempre foram umas pessoas amabilíssimas, com uma simpatia genuína e, além disso, formaram sempre um casal muito bonito fisicamente.
A Srª D. Gracinda, ainda hoje, deve provocar inveja a muitas garotas" de 20 anos!
Beijinhos para todos!


Maria de Fátima Valente...........06-02-2012

Estás enganado Abílio!
O balde era para aproveitar a água que pingava da torneira, muito teimosa por sinal, e no fim do dia lá se regavam as flores de minha mãe que ainda existem.
Estávamos em crise e tínhamos de aproveitar todas as gotas! Esta festa foi muito especial para a minha mãe (e para mim, claro), pois quando fazíamos anos havia sempre um lanchinho para a família e alguns amigos, mas esta tinha de ser ESPECIAL. Porquê perguntam vocês?
Eu explico: minha avó materna faleceu quando a minha mãe tinha 15 anos e daí ela prometeu religiosamente que quando a filha dela fizesse 15 anos havia de fazer uma festinha um pouco melhor do que as anteriores… e assim foi!
A foto foi tirada no terraço envolvente das águas furtadas onde morávamos e tinha uma vista fabulosa: a praça de touros que quase se via a arena e em dias limpos até se via a baía de S. Martinho.
Obrigada Fátima pelas tuas palavras gentis em referência aos meus pais, são realmente uns AMORES e agora muito mais bonitos pela experiência e maturidade que a vida lhes deu, obrigada!
Um grande beijinho a todos os pais de nossos amigos.


Lurdes Peça.................17-02-2012

Sem comentários: