domingo, 19 de fevereiro de 2012

...E mais fotos da Primária


Olá Zé!
Envio-te estas fotos para colocares no blogue, caso entendas que o devas fazer, pois as fotos da escola primária são uma relíquia!
Foram tiradas na escola da praça do peixe, como era hábito, e o cenário era sempre a porta do Teatro Pinheiro Chagas.
Na 1ª foto (cima) está a professora que nos acompanhou da 1ª classe até à 4ª classe a Professora Maria da Conceição Saraiva, na altura era terrível, mas uma belíssima profissional, nenhum dos alunos dela chumbou e eram diferenciados dos outros todos na altura das provas.
Vê-se bem a nossa amiga e colega Teresa Fonseca, de trancinhas douradas, já partiu deste mundo há muito tempo; ao lado dela de franjinha e a sorrir está a Áurea, que também andou na Bordalo; eu estou do lado direito, em pé de vestido aos quadrados e de gola branca, ao meu lado, de braços cruzados, está a São, que tinha uma casa de cavacas no fim da rua das cavacas que dava para o parque; a menina que tem trancinhas escuras é a Beta Fortunato, hoje mulher do Xavier; ajoelhada junto aos pés da professora, está a Benilde Saramago, que foi para o Externato Ramalho Ortigão; a pequenina que tem uma camisola às riscas, junto de outra com vestido às flores, é a Elisabete Pinto, tua mulher. Esta foto foi tirada quando andei na 3ª classe, em 1960.
A outra foto mais abaixo, são praticamente as mesmas, só com a diferença que a Ana Maria Cândido está ao pé da Teresa Fonseca, a Fernanda  Silva, de pés esticados no chão junto a Benilde e eu de chapéu branco na cabeça com um vestido aos folhos.
Lembro-me de todas elas, mas os nomes já perdi alguns, talvez os nossos amigos, em especial a Beta e a Ana Cândido saibam completar o resto.
Beijinhos
Lurdes


Comentários:



Ora cá vamos nós à descoberta.
È sempre interessante fazer exercicios de memória, quanto mais não seja, para combater essa terrível doença que os alemães inventaram e contaminaram a população mundial (alzheimer).
Na primeira foto (a de cima) é fácil conhecer algumas caras (até da professora me recordo), no entanto os nomes é que é mais difícil.
Por exemplo a de trancinhas (em cima), eu conheço. Na mesma fila mais à direita está a "Lurdecas", minha mana.
Depois já não conheço mais nenhuma.
Na foto de baixo acho que a classe era a mesma, mas de ano anterior.
Aqui volto a reconhecer as trancinhas (em cima), logo à frente dela está uma cara bastante conhecida, já aqui falada à pouco tempo, também de tranças e depois cá em baixo à direita sentada com o seu angélico de chapéuzinho, volta a estar a "Lurdecas".
Reparem nas malas que eram usadas naquele tempo. Uma maravilha.
Tenho pena mas esta é a colaboração possível. Estou certo que outras vozes se levantarão no intuito de esclarecer a restante rapaziada.
Abraço a todos.

Vitor Pessa.............19-02-2012

Maninho não leste o meu comentário! Então não conheces a Elisabete Pinto? A Ana Maria Cândido? A Elisabete Fortunato que andava sempre com a Mizá e hoje é esposa do Xavier? A Fernanda Silva? Troca lá de lentes e vê bem as personagens deste filme...
Beijinhos.


Lurdes Peça.................19-02-2012

Vamos lá pôr ordem na conversa e identificar as meninas da foto de cima:
Na fila de cima; Fernanda, Graça Ramires, Luisa Pereira, Ana Candido, Edite Cravide, ?, Teresa Fonseca, Aurea, Maria do Rosário, Maria de Jesus, ? e Lurdes Peça.
Na fila do meio: Elisabete Fortunato, Maria José, Ricardina, Esmeralda, Antónia, ?, Angelina, Eugénia, Fernanda Silva,?.?.
Na fila de baixo: Benilde Saramago, ?, Gracinda, Teresa Martins, Dolores, Natércia, ?, Elisabete Pinto e Luisa Castanheira.
Na primeira fila da frente: Ana Rocha, Belmira, Francelina,  Fernanda, Graça e a Mena.
Com se pode ver a memória não está nada má, mesmo passados 52 anos.

Elisabete Pinto…………..19-02-2012

Ver a Lurdinhas de chapelinho na cabeça, recordou-me o seu dia de casamento, muito linda e de chapelinho também.

Isabel Alves................20-02-2012

Obrigada Isabel! É verdade naquela altura era moda e eu sempre gostei de chapéus! Manias...
Beijinhos.

Lurdes.............12-03-2012

Sem comentários: