domingo, 26 de fevereiro de 2012

A propósito de uma foto na Rainha

Este Post que se segue foi publicado aqui em Setembro de 2007, (Como o Blog já é velho) e volto de novo a publicar porque achei engraçado a resposta que recebi no Facebook ao responder a uma amiga que solicitou adesão ao Grupo dos Antigos Alunos.
Diz a Helena Contente

Muito obrigada por ter me aceite no grupo..
de facto, eu nunca estudei nas Caldas, mas os meus pais andaram na antiga escola comercial, e fui descobrir o blog sobre os ex alunos e gostei...da foto no largo da rainha....
ainda por cima falam do meu pai, Amilcar Contente, e acho que até sei quem é o Sanches que lá deixou comentários...se estou certa é o Quim, irmão da Luisa Pimenta..certo??..também não vejo á muito, e estimo toda aquela familia..
obrigada e bom fim de semana.


Os dados sobre esta fotografia são muito vagos, provavelmente será de 1962 e mostra-nos um grupo de alunos durante um passeio, ou visita de estudo.
Esta fotografia que está no álbum de recordações do Artur, na imagem sentado na fila da frente, fica à espera de uma ajuda para identificar o resto da “malta”.

Comentários:

Cá vai uma ajuda: a foto é junto à Rainha, o 1ºdo lado direito é o Ventura que está nos EUA(Newark) e menina das tranças é a Eleonora e por baixo dela está a Lurdes Bernardes(?) (está no Canadá) é irmã do V-Corado. Um abraço.

Fernando Xavier..........14-10-2007

Pois bem, esta e a primeira vez que venho dar um dar da minha graça, apesar de ser uma assidua visitante deste blog desde que o meu irmao ( Coradinho ) me informou da sua existencia. Segundo a minha boa memoria ou nao fosse eu a cara metade do comandante Chaves. Na fila de cima Luisa Ramires, o menino ao lado nao me lembro, Isabel Lino, Maria do Ceu, Rosália Vital, Lourdes Bernardes, Ana ?? Artur ( Peru) e talvez Ventura. Talvez haja alguem que me queira corrigir.

Lurdes Bernardes.....14-10-2007

....

O Chão da Parada tem dado pessoas de grande nível. O clã Contente está espalhado pelos quatro cantos do mundo. Nos Estados Unidos, com esse apelido, existem advogados e políticos bem introduzidos na vida americana. O Joaquim Adelino Contente foi um profissional de elevado gabarito na área da pastelaria. De vez em quando vejo-o por aí. Tive o privilégio de ter sido seu colega no meu primeiro emprego (F. A. Caiado)na mesma altura que o Nobre.Como diz o Alexandre, alguns Contentes frequentaram a nossa Escola. Aquele que me parece ter feito o percurso mais meritório foi o Dr. Amílcar Neto Contente que, de empregado da firma Thomaz dos Santos, SA chegou a Presidente do Conselho de Gestão do Banco Espírito Santo quando o Dr. Salgado Zenha era Ministro das Finanças.
Fará, no próximo dia 14 de Dezembro, 70 anos. Tenho a honra de o ter no leque dos meus melhores amigos.Parabens para o Chão da Parada.Um abraço.

Sanches......29-10-2007

Aproveito o facto do Sanches mencionar o habitante mais ilustre do Chão da Parada, para juntar algo mais. Para o pessoal da terra o Amilcar, era o filho do Zé da Quinta e o irmão do Jorge. Assim era conhecido lá na aldeia. Porque isso de ser Sô Tôr, ou Sô Tôra, só para aqueles que eram professores numa escola qualquer, independentemente da formação académica ou profissional que tivessem. Pior ainda, penso que ele nem sequer era reconhecido por ter o «curso do Salazar», outro dos atributos que defeniam aqueles que iam além da escola primária. Isto era o Chão da Parada, e Portugal no seu todo afinal, ao findar os anos 60. Voltando ao meu digno e ilustre conterrâneo que tem cerca de 14 anos a mais que eu, lembro-me da sua forma totalmente segura de ser e estar. Aparecia lá na aldeia, mas era como se não fizesse parte dela. E já agora (os anos permitem-nos certas veleidades), eu e os meus contemporâneos paradenses, lembramo-nos sobretudo do gosto que ele tinha na forma como escolhia as suas jovens empregadas (ainda se dizia criadas, outra aberração da época), que nós admirávamos e devorávamos com os olhos , quando as mesmas passavam para ir fazer as compras à taberna do Zé Polónia. Era o inicío da moda da mini-saia, e que mini-saias! Ele vai perdoar-me a irreverência, mas não resisti. Se O Dr Amilcar Neto Contente não aparecer por aqui o Sanches vai dar-lhe a mensagem, estou seguro.Um Abraço

J.L.Reboleira....03-11-2007

Sem comentários: