quinta-feira, 9 de agosto de 2012

As férias da Lurdes Peça


Também eu! Passei muitas férias grandes em S. Martinho do Porto, primeiro lugar que eu me lembro de acampar com os meus pais e o meu irmão, com uma tenda feita pelo meu pai, grande impulsionador da vida ao ar livre e proporcionar aos seus familiares umas férias saudáveis e económicas, pois o dinheirinho não abundava por estes lados! Lembro-me que os bancos onde nos sentávamos eram feitos de lona, cozidos pela minha mãe e cheios de areia de praia. De uma persiana velha, meu pai fez um tampo de mesa, desdobrável e único. Mais tarde, passados muitos anos, vi numa loja “AKI” um tampo igual ao dele…pena de não se ter registado a patente!!! Meu pai era na altura muito engenhocas e de um pedaço de qualquer coisa saía uma obra de arte! A tenda, conforme diz o Abílio, serviu de molde para fazer mais, e assim chamar mais amigos para esta prática saudável!
Saíamos das Caldas na camioneta da carreira, cada um com a sua mochila às costas, meus pais e meu irmão. Como as férias grandes eram só para nós, os filhos, ficávamos com a minha mãe e o meu pai ia de bicicleta das Caldas até Peniche para nos ver, indo trabalhar no dia seguinte!
Quando se inaugurava um parque de campismo nacional, lá ia eu mais o meu pai de mochila às costas, para mais um fogo de campo!
No “panamá” os emblemas brilhavam, referentes a todas as inaugurações que tínhamos participado!
Lembro-me de escorregar nas dunas até cá abaixo, e era uma alegria de se ver!
Mais tarde começamos a acampar em Peniche, e foi aí que conheci o meu marido, também campista de ocasião com mais 5 amigos. Como eram só rapazes, no momento de lavar a loiça e a roupa, ofereci-me para os ajudar, pois a habilidade era escassa com o sabão e o esfregão! Após os agradecimentos, combinámos irmos todos juntos para a praia, mais o meu irmão claro, a servir de guarda!
E… até hoje, ele continua a agradecer aquele gesto tão ingénuo e sincero que o levou a pedir-me namoro ao pôr-do-sol na praia do molho leste de Peniche! Foi lindo e inesquecível!
Abílio, quando vieres para a água quentinha que já se faz sentir, não te esqueças que ficas obrigado a dar notícias e a visitar-me, pois eu e o Fernando Santos temos muito gosto de te receber para provares algumas especialidades algarvias, combinado?
Não é verdade Fernando?
Bom verão a todos!
Beijinhos,
Lurdes Peça

Comentário:

É verdade Lurdes! Cá ficamos à espera. Não só do António Abílio, mas de todos os nossos amigos de Caldas que ao passarem aqui pelo sotavento algarvio nos queiram dar o prazer da vossa visita.
Sobre as férias campistas da Lurdes em S. Martinho e Peniche, gostaria de acrescentar o pinhal à entrada da Foz do Arelho, e, mais tarde, a praia da lagoa em frente ao José Félix antes da existência do parque de campismo. Foram locais onde acampei com o meu grupo "0s pelintras" na segunda metade da década de 50 com tendas também copiadas duma outra. Era eu que cortava o tecido (lintex), e também cosidas pelas nossas mães ou outros familiares.
É curioso que tanto a Lurdes como os anteriores companheiros, não referem qualquer organização campista. Será que já não existia a secção de campismo do Sporting Clube das Caldas? Ao que parece o pai da Lurdes esteve presente no 2º Rali Ibérico realizado pela Federação Portuguesa de Campismo em 1957 no alto da Mata com a colaboração do S.C.C. e, em 1959 no Acampamento Nacional em Peniche.
É verdade Lurdes! Todos os campistas se orgulhavam de exibir nos seus panamás os tais emblemas "crachás", assim como os galhardetes dos acampamentos comemorativos, pendurados nos mastros das tendas. Bons tempos...
Já não faço campismo há bastantes anos, mas o gosto pelos bons grelhados permanece. Por isso como diz a Lurdes, está combinado! Cá os esperamos.
Um beijinho para ela, e um bom verão ou boas férias para todos.


Fernando Santos.................10-08-2012

Gostei imenso da tua recordação de férias em S.Martinho do Porto, eu mais os meus pais tambem passava-mos ferias fazendo como agora se diz campismo Selvagem no meio das Dunas entre Salir e S.Martinho, eram fins de semana agradáveis com poucos custos.Hoje é tudo diferente comecei por fazer campismo no parque de Albufeira com tenda , mais tarde com Relotte e agora com a idade só passo uma semana em Setembro no Clube de Albufeira, se lá chegar.

Carlos Nobre..............19-08-2012

Sem comentários: